NOTÍCIAS

noticia: noticia (0) - 10995469_779879315423425_1065927802778925531_n.jpg

Operação Inverno Seguro

O prefeito do município de São José de Mipibu, Arlindo Dantas, durante as primeiras horas da manhã deste domingo, dia 08, “fincou” os pés na lama durante a conclusão de mais uma etapa da operação Inverno Seguro, que visa fazer a transposição das águas das chuvas captadas nas lagoas receptoras existentes na avenida Avelino Dantas, que no ano passado inundaram ruas e avenidas, além de provocar riscos de desabamento em dezenas de casas.

As chuvas que caíram no início do final de semana tomou toda a área da primeira lagoa, desaguando por meio de gravidade para a segunda lagoa, acumulando aproximadamente 90 mil metros cúbicos de água, conforme informou o setor de engenharia da Prefeitura Municipal.

Trabalhando desde as primeiras horas deste domingo, a equipe coordenada pelo prefeito Arlindo Dantas conseguiu finalmente fazer a transposição de todo o volume das águas armazenadas, utilizando uma bomba de 50 HP com capacidade de jogar na tubulação 400 mil litros de águas por hora, o que corresponde a quantidade de águas transportada por 40 caminhões pipa. A tubulação despejou as águas na margem direita da BR 101, no sentido Natal – São José de Mipibu.

Em poucas horas o volume das águas desceu consideravelmente, tornando a operação Inverno Seguro idealizada pelo prefeito Arlindo Dantas um sucesso.

No início da tarde o secretário de Obras José Eduardo Sales assumiu a coordenação dos trabalhos, solicitando a presença de um gerador para garantir a normalidade na ação diante da possibilidade de uma falta de energia.

Como as chuvas têm se intensificado durante a noite, a presença de um gerador é mais do que necessário para o êxito da operação, conforme justificou José Eduardo.

Enquanto o secretário José Eduardo Sales acompanhava a operação na lagoa de captação, o secretário de Agricultura Crisóstomo Barbosa definia detalhes com o proprietário do terreno que será cedido para receber as tubulações no seu destino final. Deixando as tubulações, as águas seguirão seu curso através de canais existentes na lateral da BR 101.

No final da tarde, com o desenrolar de toda a operação, o prefeito Arlindo Dantas recebia as últimas informações por telefone, através do assessor de Comunicação Social do município, Daltro Emerenciano.