PREFEITURA INAUGURA O “MERCADO DO PRODUTOR SEBASTIÃO RIBEIRO”

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, inaugurou na tarde desta terça-feira(31), o Mercado do Produtor Sebastião Ribeiro, espaço reservado à comercialização de produtos da Agricultura Familiar. A homenagem ao ex-comerciante do Mercado Público, Sebastião Ribeiro, foi uma indicação da vereadora Verônica Senra, presidente da Câmara Municipal.

O mipibuense Sebastião Ribeiro iniciou atividade no comércio trabalhando como balconista na loja Boa Fé, de propriedade do comerciante Feliciano de Sousa, homem de posses na época.

Percebendo ter inclinação para o comércio Sebastião Ribeiro resolveu investir no próprio negócio, ingressando no ramo de secos e molhados, se estabelecendo no Mercado Municipal de São José de Mipibu com o “Local São Sebastião, onde também comercializou produtos hortifrutigranjeiros, carro-chefe do negócio . Herdeiro do Sítio Niterói, terra propícia à agricultura, Sebastião Ribeiro dividia o tempo entre o comércio e a atividade agrícola, produzindo variedades de frutas para comercializar no “local” e realizar vendas para feirantes mipibuenses.

Casado com Margarida Ribeiro, o homenageado foi pai de cinco filhas, sendo elas: Fátima, Sônia, Dorinha, Francisquinha e Goretti Ribeiro. Sebastião Ribeiro nasceu em São José de Mipibu no ano de 1917 e faleceu no ano de 1981, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, acometido de insuficiência renal aguda e parada cardiorrespiratória.

O Prefeito Arlindo Dantas, destacou que o Mercado do Produtor Sebastião Ribeiro foi construído com 100% dos recursos municipais, “recursos provenientes de impostos pagos pelo povo de São José de Mipibu. ” Na nossa gestão o dinheiro arrecadado por meio de impostos pagos pelo povo é empregado cada centavo em favor da população, digo isso porque em São José de Mipibu tudo está visível aos olhos de todos”, acrescentou.

Após a solenidade de inauguração as autoridades e cidadãos presentes ao acontecimento visitaram os boxes do mercado, onde produtos da agricultura familiar estavam disponibilizadas para a comercialização.

A agricultura familiar corresponde à produção agropecuária realizada por pequenos produtores em que o sistema agropecuário é mantido pelo núcleo familiar e, no máximo, por alguns poucos funcionários assalariados. Essa prática refere-se, portanto, a pequenas propriedades rurais.

A importância da agricultura familiar está na grande produção de alimentos que essa atividade realiza, pois, na maioria dos casos, os agricultores familiares não direcionam suas mercadorias ao mercado externo, mas sim para o atendimento imediato de sua produção, na área em que vive.

Além do prefeito Arlindo Dantas, da primeira-dama Socorro Dantas, da presidente da Câmara Municipal, Verônica Senra, e do vice-prefeito Figueiredo Varela, prestigiaram o evento secretários municipais, vereadores, representantes da sociedade civil e organizada, e populares.