NOTÍCIAS

SÃO JOSÉ DE MIPIBU ENALTECE A CULTURA POPULAR

SÃO JOSÉ DE MIPIBU ENALTECE A CULTURA POPULAR

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio das Secretarias de Educação e da Cultura promoveu na última semana de abril a “I Feira Literária”, evento sociocultural realizado nas dependências da centenária Escola Estadual Barão de Mipibu, localizada no centro da cidade. Dentre os poetas e poetisas que abrilhantaram o evento destacamos o poeta popular Paulo Varela, considerado um dos melhores poetas matutos do Nordeste brasileiro. Ele, Paulo, é gago e declama sem dificuldade. Já se apresentou no Programa do Jô, na TV Globo, bem como é convidado para palestras e conferências sobre a sua poesia genuinamente matuta. A programação para o evento constou também com homenagens feitas pela secretária de Educação Lúcia Marins ao poeta Arlindo Isaías de Macedo( em memória), e à professora Lúcia Amaral, autora de livros que relatam sobre a história do município de São José de Mipibu.

A vereadora Verônica Senra, presidente da Câmara Municipal de São José de Mipibu, em pronunciamento de boas vindas acolheu os poetas e poetisas presentes ao acontecimento. Artistas amadores do Teatro Diniz encenaram a peça “Peter Pan“, clássico da Brodway em que Peter no início da história procura por sua sombra, convida Wendy e seus irmãos a embarcarem em uma viagem fantástica. Mas ao chegarem ao destino, suas tardes de diversão são interrompidas pelo terrível capitão James Gancho que com a ajuda de seu fiel parceiro Barrica, planeja capturar todos e os fazerem andar na prancha. No decorrer da história Peter convida todos os espectadores a conhecerem a importância da verdadeira amizade, com muitas brincadeiras e um senso de humor que resgata toda a magia da infância.

Na oportunidade o poeta natural de Assú brindou com o poema “remédio para subir pau”, o casal Fábio Dantas e Cristiane Dantas, ele vice-governador do RN, e ela, deputada estadual. Um dos destaques da I Feira Literária de São José de Mipibu foi o ‘Retaurante Literário”, momento em que um cardápio literário é entregue aos visitantes, constando obras literárias e seus autores. Abrindo o cardápio o prefeito Arlindo Dantas fez o pedido de uma poesia interpretada pelo poeta da casa, Felipe Borges. O quarteto de cordas de São José de Mipibu interpretou obras da literatura brasileira. A cidade de São José de Mipibu nos últimos anos vem sendo palco de eventos que integram socialmente a população residente no município, como também se destacando na prestação de serviços voltados para garantir ao cidadão uma melhor qualidade de vida.