NOTÍCIAS

USUÁRIOS DO CAPS PARTICIPAM DE LUTA EM FAVOR DA SAÚDE MENTAL

USUÁRIOS DO CAPS PARTICIPAM DE LUTA EM FAVOR DA SAÚDE MENTAL

Os usuários, familiares e colaboradores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São José de Mipibu, participaram nesta sexta-feira(18), de uma celebração alusiva ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial. A mobilização é uma forma de luta para que as pessoas que necessitam de tratamento em saúde mental tenham direito ao exercício da cidadania por meio da promoção de sua autonomia, liberdade e inclusão social.

Neste ano o movimento tem como tema “Luta Antimanicomial! Saúde não se Vende, Louco não se Prende: Quem tá Doente é o Sistema Social”. Durante o evento foram realizadas diversas ações no sentido de ampliar as possibilidades de cuidado em Saúde Mental. No contexto, os usuários, seus familiares e a equipe que compõe o CAPS participou de oficinas de arte e cultura- percussão, coral e pintura no Centro Cultural na cidade do Natal, constituindo importante momento de integração, inclusão e fortalecimento da saúde emocional, contribuindo para a qualificação do tratamento e cuidado oferecido por este dispositivo de saúde.

O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira. Seus objetivos são, desde então, propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.