NOTÍCIAS

PREFEITURA LEVA ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO ÀS RESIDÊNCIAS

PREFEITURA LEVA ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO ÀS RESIDÊNCIAS

A prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, leva assistência odontológica para os lares de pacientes com dificuldade ou impossibilidade de locomoção. A atenção domiciliar consiste em modalidade de atenção à saúde substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde.

Através do Sistema Único de Saúde (SUS), pessoas com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde (idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou pacientes pós-cirúrgicos) contam com a assistência feita por Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD), constituídas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas, e por Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP), que incluem cirurgiões-dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos.

De acordo com o prefeito Arlindo Dantas a medida prevê reduzir a demanda por internações e humanizar o atendimento básico à saúde, aproximando a gestão cada vez mais do cidadão. ‘O Programa Melhor em Casa, que visa levar o atendimento médico e odontológico na residência do paciente, é além de tudo uma atitude de respeito ao cidadão que tem limitações físicas e de saúde para se deslocar à unidade de saúde de referência”, destaca o gestor.