NOTÍCIAS

PREFEITURA REALIZA ABERTURA DO 1º FÓRUM COMUNITÁRIO

PREFEITURA REALIZA ABERTURA DO 1º FÓRUM COMUNITÁRIO

O vice-prefeito do município de São José de Mipibu, José de Figueiredo Varela, participou na manhã desta sexta-feira(17), da solenidade de abertura do 1º Fórum Comunitário, que foi realizado no Espaço Sócio Assistencial, da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social – SEMTHAS. O Fórum Comunitários se destina aos municípios participantes da Edição 2017-2020 do Selo UNICEF.

Dentro do percurso proposto na metodologia do programa, os Fóruns Comunitários e a Reunião Intermediária de Acompanhamento são estratégias para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas para infância e adolescência nos municípios. Estes são espaços nos quais todos têm a oportunidade de refletir e, juntos, definir as prioridades para a garantia dos direitos da criança e do adolescente e o alcance dos objetivos do Selo UNICEF. Este Guia contempla as orientações para a realização dos dois Fóruns Comunitários e da Reunião Intermediária de Acompanhamento previstos na metodologia do Selo UNICEF como atividades obrigatórias para o processo de certificação dos municípios.

É fundamental que essas atividades garantam a efetiva participação de diferentes grupos da sociedade, de modo que eles influenciem a construção de políticas públicas na área da infância e adolescência. Este Guia busca justamente apoiar e qualificar este processo e é dirigido ao Articulador municipal, aos demais membros da Comissão Interinstitucional e aos integrantes do CMDCA, incluindo lideranças de grupos organizados de adolescentes, entre outras pessoas interessadas.