CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E POLIOMIELITE CONTINUA ATÉ O DIA 31.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E POLIOMIELITE CONTINUA

A Prefeitura municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, realizou neste sábado(18), o dia “D” de vacinação contra Pólio e Sarampo em todo o município. A campanha de vacinação neste ano foi intensificada devido ao surgimento de um maior número de pessoas infectadas por essas doenças. Há no momento, por exemplo, dois surtos de sarampo ativos no país: um no Amazonas, onde foram confirmados 910 casos, com três mortes; outro em Roraima, com 300 casos confirmados e quatro mortes.

Nas propagandas, tem sido reforçada aos pais a importância de imunizar os pequenos no caso do sarampo e da pólio, doenças que pareciam esquecidas pela população, pois eram consideradas eliminadas no país, mas cujos casos voltaram a aparecer.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Jefferson Oliveira, o sarampo é uma doença que pode matar, e a vacina é a única forma de se prevenir contra ele. “É importante que os pais entendam que vacinar os filhos contra o sarampo ou qualquer outro tipo de doença é uma das maiores provas de amor. Vacinar é garantir ao filho uma vida repleta de saúde”, destaca o secretário.

O secretário destaca ainda que é grande o número de pais que não levam os filhos aos postos de vacinação, fato que vem dificultando a imunização no maior número possível de crianças. “Em todo o Brasil, a vacinação das crianças é obrigatória desde os anos 70, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente Apesar de configurar um crime, muitos pais optam por não vacinar os filhos, situação que é passiva de punições, tais como advertências, e até mesmo a perda da guarda ou destituição da tutela sobre os filhos”, acrescenta o secretário.