NOTÍCIAS

PREFEITURA CONVIDA POPULAÇÃO PARA FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

PREFEITURA CONVIDA POPULAÇÃO PARA FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

O prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas, convida a população mipibuense para participar da programação alusiva aos 173 anos de Emancipação Política do Município, evento que vai ter início às 05:00 horas da terça-feira(16), com uma salva fogos.

De acordo com a programação anunciada pela assessoria de Comunicação do Município às 07:00 horas vai ser realizado o hasteamento de bandeiras, seguido de uma missa que vai ser celebrada na Igreja Matriz de Sant’Ana e São Joaquim.

Na quarta-feira, dia 17, a partir das 15:00 horas, o Município vai promover o V Encontro de Bandas Marciais, evento que reúne representações das escolas pública e privada, com premiações do primeiro ao terceiro lugar.

No dia 18, quarta-feira, a programação consta de apresentações culturais e feira de artesanato com música ao vivo. além de uma ação de cidadania envolvendo os serviços oferecidos pelas secretarias municipais. Na sexta-feira, dia 19, a partir das 16:00 horas vai ser realizado desfile cívico com a participação das unidades educacionais de São José de Mipibu.

 

A programação se encerra no domingo, dia 21, com a finalização do Campeonato Municipal, evento esportivo que vai ser realizado a partir das 15:00 horas, no estádio de futebol do Arsenal S.C.

São José de Mipibu é um município no estado do Rio Grande do Norte, distante 30 km de Natal. Mipibu é uma palavra de origem Tupi que significa surgir subitamente. Em 1630 existia um aldeamento no território, cujo nome era Mopebu, o maior, mais populoso e o principal entre as seis aldeias da Capitania do Rio Grande do Norte.

Os primeiros habitantes da região foram índios Tupis, que se localizaram nas proximidades do rio Mipibu, que recebeu esse nome por surgir de repente na famosa Fonte da Bica e percorrer por quatro quilômetros, até desaguar no rio Trairi. Esse legado cultural torna mais rico e autêntico o trabalho desenvolvido pelos artesãos mipibuenses.