SÃO JOSÉ DE MIPIBU INTENSIFICA COMBATE AO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE, ZICA E CHIKUNGUNYA

SÃO JOSÉ DE MIPIBU INTENSIFICA COMBATE AO AEDES

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou no período de 08 a 18 deste mês, mutirões de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Com o surgimento das frequentes chuvas o número de criadouros do mosquito, disponíveis em locais que acumulam água aumentam significativamente, fato que leva a Secretaria Municipal de Saúde a intensificar o combate ao mosquito com atividades desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde, por meio de visitas domiciliares, atividades de educação permanente com a população, fiscalização e auxiliando a população na eliminação dos criadouros.

Dando seguimento às atividades os agentes da Secretaria de Saúde realizaram marcação de exames, tratamento de águas armazenadas e o bloqueio com o fumacê. Na primeira etapa foi iniciado o combate às endemias na comunidade de Manimbu, com encerramento em Laranjeiras do Abdias, na Unidade Básica de Saúde – UBS, com palestras, mobilizações, distribuição de panfletos, coletas das sorologias de dengue, como também contou com apoio e participação dos Agentes de combate as Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Equipe da Saúde da Família, Equipe de Vigilância em Saúde e Regulação.

Na quinta-feira(11) e na sexta-feira (12) os agentes que combatem as endemias realizaram na comunidade Laranjeiras dos Cosmes o bloqueio ao mosquito com a pulverização focal. Nesta quinta-feira(18) a comunidade do Arenã recebeu o bloqueio ao mosquito por meio do Fumacê. A ação no Arenã se estende até a sexta-feira (19).

De acordo com o secretário Jefferson Oliveira todas as comunidades do Município vão ser beneficiadas com o mutirão contra o Mosquito. ” O combate ao mosquito depende da ação de todos. A comunidade tem um papel importante na prevenção das doenças, eliminando os criadouros”, ressalta o secretário.

Jefferson acrescenta ainda que para combater o mosquito Aedes Aegypti a população deve adotar medidas como manter bem tampados tonéis, caixas e barris de água, lavar semanalmente com água e sabão os tanques utilizados para armazenar água, manter caixas d’água bem fechadas, remover galhos e folhas de calhas, não deixar água acumulada sobre a laje, encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana, trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana, colocar lixos em sacos plásticos e em lixeiras fechadas, fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais, manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo, acondicionar pneus em locais cobertos, fazer sempre manutenção de piscinas, tampar ralos, colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento, não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas, vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente, limpar sempre a bandeja do ar condicionado, lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água e catar sacos plásticos e lixo do quintal.