SERVIDORES DA SAÚDE DEBATEM SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo ações voltadas para combater o Coronavírus no município. Na manhã desta quarta-feira(18), durante a primeira reunião que focou nas estratégias de combate ao vírus, o secretário de Admibnistração, Marcos Freire, comunicou que o horário de expediente na sede da Prefeitura vai funcionar das 08:00 horas às 12:00 horas, com flexibilização para rodízio de servidores mediante entendimentos com os chefes imediatos de cada setor.

Conduzindo o encontro, o secretário de Saúde Jefferson Oliveira tranquilizou os participantes da reunião dizendo que São Jsé de Mipibu está mapeado e que até a manhã de hoje nenhum caso suspeito de ter contraído o coronavírus foi registrado.

Jefferson adiantou que a rede de saúde do município vai continuar funcionando de maneira integrada e que apesar da pandemia a população precisa ficar atenta às ionformações que serão repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde, evitando ser influenciada por notícias falsas que a todo o momento circulam em redes sociais e grupos de conversas.

A coordenadora de Atenção Básica do Município, Francislene Ribeiro, pediu para que as informações cheguem à população com clareza e rapidez, orientando a todos sobre os sintomas do coronavírus, uma vez que outros vetores causadores da gripe continuam presentes e que com a boa informação os usuários do sistema de saúde saberão diferenciar uma doença da outra e assim não buscar às UBSs ao primeiro sintoma de uma simples gripe. “Ir à uma Unidade Básica de Saúde sem sentir febre ou dificuldade para respirar, apenas com leves sintomas de uma gripe pode ser evitado nesse momento. Nesses casos, o isolamento em casa é a melhor medida a ser adotada”, destacou a coordemnadora.

Os sintomas do coronovírus são tosse e dificuldade de respirar, podendo surgir ainda quadros de  congestão nasal, coriza, dor de garganta e diarreia. Esses sintomas, geralmente, são leves e evoluem gradualmente.

O assessor de Comunicação Social do município, Daltro Emerenciano, adiantou que a orientação do prefeito Arlindo Dantas é no sentido de que a população seja informada sobre as políticas de combate ao coronavírus por meio de um balanço das ações que será apresentado pelo secretário de Saúde Jefferson Oliveira, em pronunciamento semanal trasmitido pela 87.9 – FM Olho Dágua.

Daltro disse ainda que a população deve colaborar não divulgando informações sem a devida comprovação dos fatos. “Informa bem, quem comprova o que diz”,destacou o Daltro.