Na manhã desta terça-feira (23), foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a entrega do material didático que será utilizado pelos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias para o curso que será promovido pelo Ministério da Saúde.

Os cursos serão de nível Técnico, e realizados em modelo híbrido com atividades em Educação a Distância (EAD) e atividades práticas presenciais.Os alunos serão acompanhados nas atividades teóricas por tutores e nas atividades práticas por preceptores.

A ação faz parte do Programa “Saúde com Agente”, criado para fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Unico de Saúde (SUS) por meio da formação ampla dos Agentes.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e os Agentes de Combate às Endemias (ACE), sairão da capacitação realizando um diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, desenvolvendo um trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica, promovendo ações de promoção e prevenção à saúde das famílias em seu território de atuação.

O secretário municipal de Saúde, Jeferson Oliveira, participou da entrega e ressaltou a importância da adesão dos Agentes do município, “Esse curso é muito importante e agradecemos a adesão e o empenho de todos em se inscreverem para participar desta ação que trará diversos benefícios ao atendimento a população.” Disse o secretário.

O Ministério da Saúde forneceu 138.000 vagas, e todos os Agentes do município foram devidamente inscritos e participarão da capacitação que terá carga de horária de 1.275 horas e duração de 10 meses.