Nesta terça-feira (09), os coordenadores do programa Família Acolhedora, iniciativa que busca proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, realizaram capacitação para família que irá aderir ao Programa.

“É necessário que essas famílias sejam capacitadas e preparadas para receber essas crianças e adolescentes em suas casas.”disse a coordenadora Susanira Praxedes, que liderou a capacitação e explicou que essa é uma ação fundamental para que as famílias estejam aptas a lidar com as questões emocionais e comportamentais desses jovens, “Precisamos garantir que essas crianças e adolescentes recebam todo cuidado e atenção para o seu desenvolvimento.” Completou Susanira.

Durante a capacitação, as famílias aprendem sobre o perfil das crianças e adolescentes que serão acolhidos, as necessidades emocionais e de saúde que podem apresentar, as possíveis dificuldades no relacionamento e na convivência, além de receberem orientações sobre como lidar com conflitos e como oferecer um ambiente acolhedor e seguro.

A capacitação também inclui informações sobre os direitos das crianças e adolescentes, a importância do fortalecimento do vínculo afetivo e da convivência familiar, e a responsabilidade que a família acolhedora tem em garantir o bem-estar desses jovens.

A secretária municipal de Assistência Social, Luzeneide Medeiros, pede as famílias que tenham interesse em aderir ao programa que procurem a sede do Família Acolhedora, localizado na Rua Praia de Búzios, nº 05 – Centro.

Lembrando que para se cadastrar é necessário ter moradia fixa de no mínimo 1 ano no município; disponibilidade de tempo para cuidar da criança ou adolescente; ter mais de 21 anos e até 65 anos; ter a concordância de todos os membros da família para o possível acolhimento. Além disso, é necessário não ter interesse em adoção, já que uma das principais características do serviço é promover o retorno do acolhido a seu núcleo familiar de origem ou extensa.