A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (13), ação de detecção e prevenção de Tracoma na Escola Municipal José Gomes de Lima, da comunidade de Jardim.

O tracoma é contagioso, especialmente em seus estágios iniciais. Pode ser transmitido de uma pessoa para outra por meio da secreção de olho em contato com as mãos sujas e com objetos contaminados como fronhas, toalhas e lenços utilizados por uma pessoa infectada. As moscas também podem ser vetores mecânicos que transmitem a doença. É uma espécie de conjuntivite que se prolonga por muitos dias e afeta principalmente crianças.

Durante a ação foram realizadas atividades de prevenção e educação em saúde, através das técnicas padronizadas acompanhadas pelo coordenador do Setor de Endemias Lucas, Supervisor Luiz Carlos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Lucyanne, e realizada pelas enfermeiras Noelya e Lidiane.

Mais escolas deverão receber a ação, seguindo as recomendações da I URSAP.