A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMURB), realizou ação de conscientização alusiva ao Maio Amarelo, visando garantir o uso adequado das calçadas por parte dos comerciantes locais.

A ação teve como objetivo educar os comerciantes sobre as práticas para garantir a acessibilidade e o conforto dos pedestres, com a distribuição de materiais informativos com as diretrizes estabelecidas pelo município, com orientações claras sobre como organizar mesas, cadeiras, mercadorias e outras estruturas de forma a não obstruir a passagem nas calçadas e ruas.

“As calçadas são espaços públicos destinados à circulação de pedestres, e é fundamental que sejam utilizadas de forma correta, sem obstruções ou dificuldades que possam comprometer a mobilidade das pessoas. A conscientização dos comerciantes é de extrema importância nesse processo, uma vez que eles desempenham um papel fundamental na manutenção e utilização adequada desses espaços.” Disse a secretária da SEMURB, Aline Gonçalves.

“É importante ressaltar que o cumprimento das normas de acessibilidade é obrigatório, de acordo com a legislação municipal. As calçadas devem ser mantidas livres de obstáculos, garantindo um espaço adequado para a circulação de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes, crianças e demais pedestres. Ao assegurar a acessibilidade, estamos promovendo a inclusão e o respeito aos direitos de todos os cidadãos.” Disse o Sub Coordenador dos Agentes Municipais de Trânsito, Moacir Clementino, que também participou da ação junto aos demais Agentes Municipais de Trânsito, Guarda Municipal e Agentes Comunitários de Saúde.

A Prefeitura Municipal solicita a colaboração de todos os comerciantes locais para que adotem as medidas necessárias e cumpram as diretrizes estabelecidas para o uso das calçadas. Além disso, incentiva os moradores a denunciarem eventuais irregularidades por meio dos canais de comunicação da gestão.

O Maio Amarelo segue com ações durante todo o mês, com o movimento sendo encerrado no sábado (27), com simulação de primeiros socorros durante a feira live.