NOTÍCIAS

AGRICULTURA

AGRICULTURA

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura vem mudando a realidade do homem do campo. No início do ano o secretário de Agricultura José Eduardo Sales colocou em prática o projeto Corte de Terras, que atende a mais de 500 famílias em todo o município.

Com as terras preparadas e plantadas o titular da pasta da Agricultura está formando uma parceria envolvendo o Município, o Banco do Nordeste, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José de Mipibu, e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável – CMDS, com o objetivo de oferecer crédito ao pequeno produtor por meio do Agroamigo, programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, que tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do agricultor.

De acordo com Andrey Góis, agente do agro-crédito rural do Banco do Nordeste, o Agroamigo é o meio que o pequeno agricultor familiar tem a sua disposição, sem muita burocracia, para expandir as atividades e melhorar o padrão de vida.

Para agilizar o acesso ao financiamento a Prefeitura Municipal está convidando o trabalhador do campo ou da área urbana para comparecer a cada quarta-feira na sede da Secretaria Municipal de Agricultura para receber informações que serão repassadas por técnicos do Banco do Nordeste.

O programa que oferece crédito de R$ 5 mil reais a R$ 15 mil reais destina-se a agricultores familiares com enquadramento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que exploram parcela de terra na condição de proprietários, posseiros, arrendatários ou parceiros na atividade produtiva.