Com o tema: Crianças e Adolescentes, protejamos seus corpos e mentes, foi realizado no Auditório João Evangelista Emerenciano, o lançamento do MPT na Escola 2023, que além da temática da erradicação do trabalho infantil, aborda também neste mês de maio, o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual da criança e do adolescente.

Reuniram-se representantes de diversas organizações governamentais e não governamentais, líderes comunitários, especialistas e membros da sociedade civil comprometidos em combater essas graves violações dos direitos das crianças.

O evento contou com palestras que destacaram para o público presente a importância de unir esforços para enfrentar o trabalho infantil e o combate ao abuso e exploração sexual, promovendo um ambiente seguro e saudável para todas as crianças, enfatizando que essas violações são questões que afetam não apenas o presente, mas também o futuro das crianças e do país como um todo.

O programa visa abordar todas as dimensões da temática desde sua prevenção até o resgate e a reintegração das crianças afetadas.

Foram discutidas ainda estratégias educacionais, ações de fiscalização e conscientização, parcerias com empresas e órgãos governamentais, além da importância de um sistema de proteção integral às crianças.

No encerramento, houve um momento de compromisso coletivo, no qual todos os participantes foram convidados a assinar um pacto simbólico, comprometendo-se a colaborar ativamente na luta em defesa das nossas crianças.

O prefeito Zé Figueiredo marcou presença, ressaltando o compromisso do município em ações e trabalhos em conjunto com o Ministério Público do Trabalho e demais órgãos presentes na proteção deste público.