Prefeitura Municipal de São José de Mipibu por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), com participação do Conselho Tutelar, realizaram na manhã desta quinta-feira (18), Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Pitstop de conscientização alusivo a data.

Servidores da pasta junto a conselheiros tutelares realizaram a abordagem a pedestres e motoristas, onde distribuíram panfletos e explanaram a importância de identificar os abusos e as formas de realizar denúncia.

A data foi instituída há 50 anos, após um crime que chocou a sociedade, o assassinato de uma menina de oito anos no Espírito Santo, e a Prefeitura como todos os anos, preparou uma programação especial iniciada na última quinta-feira (11), e que se estenderá durante todo o mês.

“É de extrema importância que nós enquanto adultos, possamos identificar os sinais e agir para proteger as vítimas. Conversar sobre o tema e ensinar onde uma criança não deve ser tocada é a principal arma para a prevenção.” Disse Aline Steice, coordenadora do CREAS que encabeça a campanha de conscientização no município.

Para denunciar abuso sexual e demais violações de direitos da criança e do adolescente, use o Disque 100, um serviço de discagem direta e gratuita disponível para todo o Brasil, o qual recebe denúncias e dissemina informações sobre os direitos de grupos vulneráveis.