Foi realizada na manhã desta segunda-feira (16), a abertura da capacitação da Guarda municipal para a implementação da Patrulha Maria da Penha. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
A deputada estadual Cristiane Dantas abriu a capacitação explanando sobre as ações relacionadas a proteção da mulher vítima de violência no estado, inclusive ressaltando o trabalho da Frente Parlamentar da Mulher da qual é presidente, e que foi essencial na implantação da Patrulha Maria da Penha, sendo o Rio Grande do Norte o segundo estado do país a ter a Patrulha.
A Patrulha Maria da Penha fiscaliza o cumprimento das medidas protetivas expedidas pela justiça, visitando as vítimas e garantindo a não aproximação do agressor.
A capacitação tem a coordenação da secretária de segurança pública e defesa social de Natal, Dra.Sheila Freitas, e da professora Udymar Pessoa, que adiantaram que os novos guardas passarão ainda por um estágio na guarda municipal de Natal, com o objetivo de presenciarem o trabalho realizado durante a Patrulha na capital.
O coordenador da guarda municipal mipibuense, Sargento Dudu, realizou ainda junto a chefe de gabinete Thaiane Varela, a entrega das camisetas que farão parte do uniforme, e ressaltou que a capacitação será de grande importância para a segurança da mulher vítima de violência doméstica no município, “Absorvam tudo o que puderem, foi nos dada uma missão e vamos juntos garantir que ela se cumpra.” Disse o coordenador.
Participaram ainda da solenidade de abertura a coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Suzanira Praxedes e a presidente da Câmara Municipal, Simone Gomes.
A capacitação irá até a sexta-feira (18), com a participação de diversos seguimentos da segurança pública, todos unidos para capacitar da melhor forma possível a guarda municipal mipibuense.