Com o tema “A sabedoria de aprender e a motivação de ensinar”, foi iniciada nesta quinta-feira (17), a Jornada Pedagógica 2022, que foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube.
A solenidade presidida pela secretária municipal de Educação, Lúcia Martins, contou com a participação do poeta José Acaci, que declamou o cordel: “Não tem presente maior do que a educação”, e ainda autografou e apresentou seu livro: “Pitiguari na Janela”.
Também participou da abertura o Professor Josivan Monte que é secretário de Educação do município de Maxaranguape e membro da Diretoria da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN, a UNDIME, que explanou sobre o tema da jornada.
A Secretaria Municipal de Educação lembra que iniciou as atividades em preparação ao ano letivo desde o dia 10 de janeiro, realizando processo seletivo para a contratação dos professores que complementarão o quadro das escolas, e garantindo ainda a posse dos gestores das 25 unidades escolares da rede municipal de ensino.
Realizou também o Processo Seletivo para intérpretes de libras e está concluindo a seleção para Auxiliares de salas. Esse último acompanhará os alunos com deficiência, bem como as turmas de dois e três anos da educação infantil.
“Além do trabalho da secretaria municipal de Educação, não podemos esquecer de agradecer os cuidados que a gestão do prefeito Zé Figueiredo está tendo com os espaços físicos das nossas escolas. Mendes, Angelina no Bairro Novo e Jacaracica estão recebendo novas estruturas, assim como a Creche do Centro próximo ao Fórum, sem esquecer das quadras das escolas de Areia Branca e do CERU em Laranjeiras do Abdias, manutenção e reparos no CMEI Uracinda, Maria Mirtes, Terezinha no Bairro Novo, e nas demais unidades de ensino do município, mostrando que os cuidados e o zelo com a educação dos nossos estudantes continuam.” Disse a secretária em sua fala de abertura.
A Jornada Pedagógica é um momento de suma importância para os educadores, e é sempre realizada no início do ano letivo, onde são discutidas metodologias e estratégias eficazes para a relação entre o ensino e o aprendizado, tudo em prol de melhorias na educação do município.
Devido a pandemia toda jornada será realizada de forma remota por meio de transmissão ao vivo.