A UBS do Manimbu realizou na manhã desta sexta-feira (21), ação alusiva a campanha “Outubro Rosa” com uma caminhada com as mulheres da comunidade, com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e colo do útero.

Em seguida a equipe da unidade passou orientações sobre todos serviços que o município dispõe, inclusive com um mamógrafo próprio, além de instruções sobre como fazer o auto exame e os dias de coleta de preventivo na unidade.

As Unidades básicas de Saúde do município vem realizando diversas ações trabalhando o tema junto as usuárias, além de explanar sobre todo o suporte oferecido pelo município, que vai desde a prevenção, passando pelo diagnóstico e o suporte no tratamento, caso o câncer seja detectado.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que o diagnóstico precoce é uma forte arma na luta contra a doença, pois quando descoberto no início existe a estimativa de 95% de chance de cura. Além de vários estudos confirmarem a importância da mamografia na redução da mortalidade pelo câncer de mama.

É importante que você mulher converse com seu agente comunitário de saúde ou a enfermeira da sua UBS para obter mais informações sobre como agendar o exame.