O município de São José de Mipibu ao longo do ano de 2022, efetivou junto aos educadores da rede municipal a formação do “Programa Volta ao Novo”, que transcorreu de março a novembro. O Programa foi idealizado pelo Instituto Airton Senna como forma de compreender e apoiar o desenvolvimento socioemocional de crianças e jovens buscando organizar as informações em pesquisa.

As multiplicadoras do programa a frente no município foram as professoras Francisca Medeiros e Hércia Dantas, que ao longo dos encontros bimestrais multiplicaram a formação, com apoio dos parceiros locais: Jhonatas Fernandes( músico), Leônidas Marques(professor/músico), João de Souza Moreno (coordenador Pedagógico/músico), Carlos Barbosa ( coordenador pedagógico e Diácono), Walquíria Campos (coordenadora pedagógica), Lúcia Martins (Secretária de Educação e poetisa)e Rafael Ribeiro (psicólogo/músico).

O programa desenvolveu a carga horária de 25 horas e contemplou um público de 372 educadores.