Foi realizada na manhã deste sábado (27), no Largo da Igreja Matriz, encerramento do Maio Amarelo, com ação simulada de acidente de trânsito, envolvendo atores, bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito.

A ação simulada de acidente de trânsito foi uma forma impactante de transmitir a mensagem de forma realista, com a encenação contando com a participação de atores da companhia teatral, Teatro Diniz, que representaram os envolvidos em um acidente, com o objetivo de retratar as consequências reais de um descuido no trânsito.

Os bombeiros desempenharam um papel fundamental, simulando o resgate das vítimas e mostrando o trabalho árduo e complexo que realizam no dia a dia para salvar vidas em acidentes reais. A presença da PRF e CPRE também foi essencial, pois eles são responsáveis por fiscalizar e garantir a segurança nas estradas, além de orientar os motoristas sobre as leis de trânsito.

Durante a encenação, foram demonstrados os procedimentos de primeiros socorros, o uso correto dos equipamentos de segurança, como cintos de segurança e capacetes, além da importância de respeitar as leis de trânsito, como os limites de velocidade e a proibição de dirigir sob a influência de álcool ou drogas.

“Essa ação teve um impacto significativo na conscientização da população, pois a simulação de um acidente de trânsito despertou emoções e reflexões sobre as consequências reais desse tipo de situação. Os participantes puderam vivenciar de forma simulada o que poderia acontecer em uma situação de descuido no trânsito, o que contribuiu para uma maior conscientização sobre a importância de adotar comportamentos seguros” disse o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Alexandre Eloi, que coordenou o evento que contou ainda com a participação da secretária municipal de Educação, Lúcia Martins, e o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Flávio Diniz.

Profissionais da UPA 24h Geraldo de Souza, Guarda Municipal e demais Secretarias do município também participaram da ação contribuindo com o sucesso do evento.