Foi realizada nos dias 25 e 26,uma importante capacitação alusiva ao 18 de maio, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que teve como objetivo principal conscientizar e fortalecer o papel desses profissionais no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A ação foi ministrada pela equipe da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), visando fornecer aos ACS as informações e as ferramentas necessárias para lidar com situações de abuso e exploração sexual, com o treinamento abrangendo diversos tópicos, como sinais de alerta, com os ACS aprendendo a reconhecer os sinais físicos, emocionais e comportamentais que podem indicar que uma criança ou adolescente está sendo vítima de abuso ou exploração sexual. Os protocolos de atendimento, com os agentes conhecendo mais dos procedimentos a serem seguidos ao suspeitar de abuso ou exploração sexual, com orientações sobre como agir de forma segura, preservando a vítima e reunindo as informações necessárias para encaminhamento aos órgãos competentes, além de diversos outros pontos importantes.

A capacitação foi realizada no Auditório João Evangelista Emerenciano, reforçando a importância da ética profissional, do sigilo e da responsabilidade no trabalho dos ACS nessa área sensível.

“Os Agentes Comunitários de Saúde estão diariamente acompanhando as famílias, por isso essa capacitação é fundamental para que eles possam identificar possíveis abusos e contribuir no trabalho de proteção e segurança das nossas crianças e adolescentes.” Disse a secretária da SEMTHAS, Luzeneide Medeiros.

A ação faz parte da campanha 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, onde busca-se chamar a atenção da sociedade para a gravidade do problema, além de incentivar denúncias e promover ações preventivas.