A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS), Centro I, realizou ação especial em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. O evento, que ocorreu nesta manhã (29), reuniu diversos profissionais e autoridades, e contou com a presença de várias usuárias da unidade.

Durante a ação, foram realizadas palestras de extrema importância sobre a violência contra a mulher, com o médico João Pedro Marques, do Centro I, abordando temas relacionados à saúde física e emocional das vítimas, a assistente social do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Neusilene Teixeira, com informações sobre os serviços disponíveis para assistência às vítimas, e a psicóloga Saelba, também do NASF, abordando a importância do cuidado psicológico nesse contexto.

A ação contou com as presenças de autoridades importantes na luta contra a violência de gênero. O Capitão Moura, da Oitava Companhia Independente da Polícia Militar, relatou as medidas de segurança e apoio prestadas pela polícia às mulheres vítimas de violência. A Guarda Municipal também marcou presença, demonstrando seu comprometimento com a proteção das mulheres no município.

Também marcaram presença a secretária municipal de Educação, Lúcia Martins, o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Flávio Diniz e a Chefe de Gabinete, Thaiane Varela.

As palestras e a presença das autoridades proporcionaram um ambiente acolhedor, onde as mulheres presentes tiveram a oportunidade de buscar apoio, conhecer seus direitos, e discutir questões relacionadas à violência contra a mulher.

“A equipe da UBS Centro se sente honrada em ter promovido essa importante ação, contribuindo para a conscientização e a luta contra essa forma de violência, e permaneceremos engajados na promoção da saúde e no apoio às mulheres.” Disse a enfermeira do Centro I, Aparecida.